Para uma saúde mental de qualidade, a resiliência é fundamental, pois sendo resiliente é possível enfrentar os desafios da vida, superar adversidades e manter o equilíbrio emocional. Estamos sujeitos as mudanças, pois a vida é repleta de incertezas, no entanto, o ser humano é capaz de se adaptar, e pode recuperar seu bem-estar quando se adapta a essas mudanças.
As dificuldades não estão ausentes do nosso cotidiano, mas se formos resilientes, se tivermos habilidades e formos flexíveis, enfrentaremos com tranquilidade as situações que surgirem. Quando o ser humano é resiliente, ele vê desafios como aprendizados, pois cultiva uma mentalidade otimista diante dos problemas. Pessoas positivas estão sempre buscando aprender, buscam apoio e também compartilham as suas experiências, isso certamente torna seu desenvolvimento resiliente mais forte e duradouro.
Quem é resiliente adquire, com o tempo, cada vez mais habilidade para lidar com situações difíceis.
A resiliência está ligada a saúde mental, por isso, quem é resiliente tem habilidade para lidar com estresse, tem facilidade de superar traumas e conservar uma mente otimista diante das diferentes fases da vida, inclusive naquelas que nos sentimos mais pressionados. Nesse caso, as situações que exigem tomadas de decisões.
Às vezes precisamos sair de onde estamos, somos pressionados a fazer escolhas, a vida muitas vezes pede isso. Então, ser resiliente é também se proteger dos transtornos mentais, e ajudar a si a construir uma saúde mental sólida, isso é importante para evolução pessoal. Praticar atenção plena é uma das técnicas mais eficazes para desacelerar os pensamentos, que acelerados estão ligados a ansiedade. Essa técnica direciona a consciência para o presente, o agora. Com essa técnica eficaz e simples, facilmente você irá direcionar sua atenção sem julgamento para o agora.
Reserve alguns minutos para você e vá para um lugar tranquilo.
Sente-se de forma confortável e mantenha os seus olhos fechados.
Foque em sua respiração e comece a sentir o ar entrando e saindo.
Os pensamentos poderão surgir, mas não os julgue, só observe deixando-os passar como nuvens no céu. Aliás, observar nuvens também é uma ótima prática, as nuvens formam figuras e passam destruindo umas, e formando outras a medida que vão passando.
Finalize a prática com gratidão e comece a focar no que você tem, e sinta-se grato.
Por ADRIANA STRELLA