FILME: Garotos de Bem
Esta semana eu assisti ao filme Garotos de Bem, filme italiano e visceral que conta a história real de um crime cometido em 1975 em Roma.
Garotos de Bem é uma adaptação do livro de Edoardo Albinati e o caso ficou conhecido como “Massacre de Circeo”.
O filme de Stefano Mordini é de 2021 e mostra um dos crimes mais cruéis e complexos da história da Itália, inclusive a categoria da película entrou na faixa proibida para menores de 18 anos.
O roteiro é lento e extremamente detalhista e eu tive vontade de parar de ver. A minha dica é, não desista, o filme toma um rumo quase que surpreendente e a cada minuto vai se tornando forte e devastador, como um drama beirando o terror de uma sociedade machista que ensina a tratar a mulher como um pedaço de carne.
A história traz à tona a fundação de uma sociedade hipócrita, opressora e sexista, dentro da escola católica, onde os “garotos de bem” estudam, como nas suas casas com as suas famílias disfuncionais.
Garotos de Bem tem como título original La Scuola Cattolica e é uma produção Netflix.
Narrada pelo próprio Albinati, o filme começa pela escola católica, onde a violência estava presente no dia a dia. Os abusos eram constantes físicos e psicológicos. Ninguém via nada, cada violência passava desapercebida e era encarada como algo comum. Os meninos cresciam com estigmas, dentro e fora deste ambiente, onde o poder e o dinheiro falavam muito mais alto. Qual foi o impacto dessa educação equivocada nestes jovens? A lei aplicada era a pior possível, ou você intimida e domina as pessoas, ou você é subjugado e vive uma vida com medo.
Pra você ter uma ideia, na Itália de 1975 o estupro não era considerado um crime contra a pessoa, não era levado em consideração as consequências e traumas terríveis causados ao ser humano, o estupro era considerado um crime contra a moralidade pública e só.
E qual história de Garotos de Bem?
Convido você a assistir e tirar suas próprias conclusões!
Beijos
Por CLAUDIA FAGGI