LIVRO: Demian
AUTOR: Hermann Hesse
Em DEMIAN, nosso narrador será Emil Sinclair, que quando ainda garoto era um ser amado e protegido por sua bondosa e unida família, vivia em um mundo “luminoso” e seguro. Mas algo acontece para que nosso Sinclair conheça as desventuras da vida.
Em meio a uma situação com um certo garoto mais velho e mais malicioso, Sinclair conhecerá o simpático Max Demian.
Max Demian, não só vai resolver esse impasse, como também se tornará grande amigo e uma espécie de guru do nosso narrador. Eles viverão vários episódios de autoconhecimento e momentos de reflexão durante essa transição de garotos para homens. Juntos, mesmo que por vezes separados, eles divagam sobre as religiões, sobre símbolos, meditações sensações e controle da mente. Até que findam essa história, um tanto maluca, de uma forma bem comovente.
Um livro curtinho mas recheado de filosofia, o que o torna denso e rico. Daqueles que depois que você lê, precisará de um tempinho para refletir, digerir e organizar as ideias.
Um romance que te desperta para a necessidade de se conhecer e de respeitar suas intuições. Traz também a questão do bem e do mal, do divino e do demoníaco, de que são conceitos que não existem separados, estão intrínsecos em nossa personalidade.
“Sempre achamos que são demasiadamente estreitos os limites de nossa personalidade! Atribuímos à nossa pessoa somente aquilo que distinguimos como individual e divergente. Mas cada um de nós é um ser total no mundo, e da mesma forma como o corpo integra toda a trajetória da evolução, remontando ao peixe e mesmo a antes, levamos em nossa alma tudo o quanto desde o princípio está vivendo na alma dos homens. Todos os deuses e todos os demônios que já existiram.”
Livro incrível e enriquecedor!!!
Por PATRÍCIA SOUZA