VIDA DE AUTOR – A Capa Sonhada – parte 2

VIDA DE AUTOR – A Capa Sonhada – parte 2

 Uma capa para chamar de sua. É o que todo bom autor nacional deseja para seus trabalhos. Exclusiva, que respeite seu texto e atraia o olhar de novos leitores. Um bom projeto gráfico para capas de livros, é um item muito apreciado pelo público leitor e pode transformar a forma com que seu texto será apresentado ao mundo. Quer conhecer os tipos de capa que você autor pode definir para o projeto gráfico do seu livro? Venham comigo para descobrir cada tipo de capa e seus pontos fortes na divulgação do seu livro.

 Matéria 10

 

 A Capa Sonhada – parte 2 – Tipos de capas.

 Com certeza você já viu diversas capas ao longo de sua jornada como escritor e como leitor. Algumas são sensacionais. Nos fisgam de primeira e fecham a venda com certeza. Outras a gente fica meio em dúvida se compra ou não compra o livro e precisa de outros apoios como sinopse e prefácio para nos incentivar a comprar. Comigo acontece isso direto. Olho para capa, torço o nariz e muitas vezes não compro o livro. Como sou extremamente visual, a capa conta muito para que eu compre um novo livro.

 Da mesma maneira que eu ou você podemos nos encantar com uma capa e adquirir o livro, nosso público leitor também reagirá da mesma maneira. Dessa forma, irei lhe apresentar os tipos de capas que podemos pensar em colocar em nossas publicações e algumas dicas para vocês arrasarem na escolha da capa.

 Vamos aos tipos de capa que os profissionais que eu indiquei na matéria anterior podem oferecer para vocês:

 Capa tipográfica – Capa exclusivamente composta de tipos, ou seja letras. Pode ser utilizado blocos de cores, ou grafismos para contrastar e dar força a tipografia utilizada. Nesse tipo de capa você pode abusar das famílias tipográficas, caixas altas e baixas, preenchimento das letras e os tamanhos. Cada item desse pode e deve ser trabalhado pelo Designer seguindo as orientações que o autor passou sobre a história.

Um exemplo de capa tipográfica são os livros “A Fortaleza” da Autora Day Fernandes.

 Capa Vetorial – Capa construída exclusivamente com vetores, ou seja, arte digital gerada via software com preenchimento da forma com cores sólidas ou degradês. Essa arte é muito trabalhada na indústria gráfica por permitir reajustes de tamanho sem perda de qualidade. O profissional que realiza esse trabalho é um designer gráfico com o apoio de um ilustrador ou artista visual.

Um exemplo de capa vetorial é o livro “Como se tornar um autor bem malsucedido” do coletivo de autores SAL. (Nesse livro desenvolvi a capa juntamente com o autor e designer Josenilson Oliveira)

 Capa Fotográfica – Nessa capa é utilizada composições fotográficas e a tipografia para o título. Tudo o que você desejar na arte de capa deve ser captado pela fotografia. Requer um planejamento prévio grande e pode envolver modelos, ou locações internas ou externas. A maioria das capas que envolvem fotografias são foto-montadas, ou seja, são utilizadas diversas fotografias, ou partes de imagens fotográficas para serem tratadas e modificadas através de softwares de edição de imagem. Para construir uma capa fotográfica será necessário um fotógrafo e um designer gráfico.

Um exemplo de capa fotográfica é a duologia “Os Sete Segredos” e Além dos Sete Segredos” da autora Lilian Stocco. Na construção dessas capas eu utilizei duas fotografias montadas em estúdio com modelo. Após a captação houve o tratamento e a soma da tipografia para finalizar o arquivo.

 

 

Um exemplo de capa foto-montada é o trabalho realizado no livro “Baque – você tem coragem de descobrir a verdade?” Da autora Ellen Costa. Onde foram unidos vários pedaços e recortes de imagens fotográficas para montar a arte final da capa.

 Capa ilustrada – Na capa ilustrada, você contará com ilustrações que podem ser feitas por meio digital, como podem ser feitas em mídia física. A ilustração é de responsabilidade do ilustrador ou artista visual. O ilustrador pode construir a capa por inteiro, fazendo a ilustração e a tipografia manual. Como também pode unir o trabalho com um designer gráfico para colocar as tipografias, além de fechar o arquivo para a impressão juntando as ilustrações e as informações gerais do livro.

Um exemplo de capa ilustrada é a antologia de contos “Por trás da máscara” do coletivo de autores SAL. Onde o autor e designer Josenilson Oliveira construiu a capa com uma ilustração digital.

 Agora sim, seu arsenal está completo para pesquisar e procurar qual será a melhor capa para seu trabalho.

 Pense na sua premissa, na sua história e analise qual seria a melhor opção para impactar o seu futuro leitor com uma capa de tirar o fôlego?

 Nos encontramos na próxima matéria onde iremos continuar a conversar sobre o processo criativo na vida de autor. Vamos falar de diagramação.

 Aguardo vocês na nossa próxima edição!

Por LILIAN STOCCO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para o conteúdo