Livro: A Conspiração das Abelhas – Os Aprendizes
Autor: Pedro Farinha
Após o impacto de um vírus mortal no ano de 2207, onde 99% da população foi dizimada, a humanidade foi reorganizada e unificada em um só sistema político, o socialismo utópico baseado num sistema similar ao da organização das abelhas. O mundo agora funciona como uma colmeia, cada qual com sua função estipulada por um conselho responsável, que visa somente o bem-estar do coletivo. A humanidade agora também habita o espaço onde existem distritos colonizados.
Parece sonho, parece que funciona assim, mas o ser humano é complexo demais para ser padronizado. A colmeia foi a causa da extinção de milhares de culturas, e por isso está sendo ameaçada.
O livro tem uma pegada bem jovem, talvez por causa da pouca idade do nosso escritor em questão, mas é uma ficção científica muito bem elaborada e bem descritiva. Com elementos, que assustadoramente, já fazem parte do nosso dia a dia como a Internet Presencial explicada aqui na história que se assemelha muito com o nosso Metaverso programado para fazer parte integrante da nossa rotina.
Senti durante toda a leitura um quê de Black Mirror (série da Netflix) misturado a uma grande influência de Issac Azimov, o grande mestre da ficção científica.
A continuação do livro promete.
Por PATRÍCIA SOUZA