Nos primeiros 20 anos do cinema muitas coisas aconteceram para começar a estabelecer o cinema do jeito que temos ele hoje, porém na década de 20 foi onde tudo começou a tomar forma, principalmente com o surgimento dos grandes estúdios e o sistema que se foi implantado que ficou até o início da década de 50 e o que muitos acharam que daria errado, o cinema falado.
Nessa edição vocês vão acompanhar comigo como foi as décadas de 20 e 30, e essa transição de cinema mudo para o cinema falado e quais foram os atores que mesmo com o início do som continuaram a fazer filmes mudos por um tempo após isso. Sendo considerada a década mais importante do cinema pelas mudanças que o cinema teve.
Entretanto, não podemos começar essa parte da história cinematográfica sem entender como iria funcionar o sistema de estúdios que foi criado em Hollywood por dois grupos. Os THE BIG FIVE (os cinco grandes) que era a junção de grandes estúdios que foram fundados na década de 20 de um lado, já do outro lado tinha o THE LIGHT THREE (os pequenos três).
O primeiro grupo era composto pelos estúdios Warner Bros (1923), MGM (1924), RXO (1928), juntamente com a Paramount e a Fox, os cinco maiores estúdios, do outro lado estavam a Columbia, a Universal e a United Artist, sendo os três menores, esses dois grupos tinham seus próprios funcionários, entre eles atores, diretores, produtores, roteiristas etc., eles também eram donos das salas de cinemas tendo o lucro somente para eles.
Pelo fato de a Europa ainda estar em recessão depois da Primeira Guerra Mundial, a produção cinematográfica ficou concentrada grande parte em Hollywood fazendo a indústria se tornar uma máquina de fazer dinheiro para dar conta da demanda exigida. Fazendo atores como Charles Chaplin se tornar um dos artistas mais famosos do cinema mudo.
Esse sistema fez com que os funcionários dos estúdios ficassem presos a uma espécie de regulamento que os diretores não tinham muito direito ou autonomia nos filmes porque tudo era controlado e administrado pelos executivos dos grandes estúdios. Fazendo com que os funcionários tivessem longas horas de trabalho e tinham que fazer um filme atras do outro sem ter férias. Outro detalhe importante é que os artistas tinham que assinar contrato de exclusividade por 7 anos, com isso não permitia que eles fizessem trabalho para outros estúdios. Mas esse processo não veio sozinho ele trouxe consigo o star system (sistema das estrelas) que basicamente funcionava da mesmo forma que o sistema dos estúdios. Eram feitos contratos com jovens atores e eles tinham que seguir à risca as normais do contrato, muitas vezes esses atores tinham que trocar até mesmo de nome para se promover, trocar a personalidade, entre outras coisas. Esses dois sistemas funcionavam de forma que trazia o produtor como peca na produção cinematográfica, já os atores começariam o culto a figura de celebridade.
Mas como nem tudo sempre é flores, os estúdios começaram a ter problemas nas suas produções devido ao uso de conteúdo que para a época era um absurdo para a classe mais conservadora. Falar de aborto, adultério, prostituição, deixava algumas pessoas muito insatisfeitas fazendo que o Motion Picture Producers and Distributors of America (MPPDA – Produtores e Distribuidores de Cinema da América) criado em 1922 censurasse alguns filmes, mais isso foi mais sério em 1934 quando essa organização recebeu uma emenda pedindo para ter certificado de aprovação dos filmes antes deles serem estrelados. Fazendo com isso os estúdios ter que mudar várias cenas em diversos filmes devido ao seu conteúdo não adequado para os padrões da época.
Mas nada foi mais falado e revolucionário no cinema que em 1927 que surgiu o cinema falado, mesmo tendo sido somente uma cena no filme produzido pela Warner Bros The Jazz Singer (O cantor de Jazz), foi uma revolução enorme para o cinema. Porém, foi somente em 1929 que o cinema teve um filme falado do começo ao fim.
Mas com a chegada do som, o cinema teve que passar por algumas mudanças, fazendo que a partir de então todos os filmes tivessem uma trilha sonora sendo elemento crucial para a narrativa. Fazendo com que filmes de terror e aventura como King Kong (1933), fosse destaque entre o público.
Mas 1929 chegou e com ela feio a queda da bolsa (grande depressão) fez com que as pessoas que viviam na miséria e com a fome usassem o cinema para fugir da realidade que era tão sofrida. Isso fez com que o cinema se tornasse uma mágica que trazia um pouco de alegria aquele povo que estava tão machucado por toda a crise que o país estava passando na época.
Entretanto, a década de 30 fez com que os musicais se tornassem também um gênero cinematográfico O Piolino (1935) e Ritmo Louco (1936). E foi também nessa época que começou a surgir os primeiros filmes em cores. Até então, os filmes que apresentava alguma cor eram feitos manualmente na película o que depois deixava uma cor artificial e meio que prejudicava o produto. Mas a empresa Technicolor foi a grande responsável por essa mudança, fazendo uma câmera que captava a cena em três cores películas sensibilizadas nas cores azul, verde e vermelha. Ao serem reveladas e exibidas juntas as películas tinhas como cores vibrantes e realistas, fazendo com que a magia do cinema se consolidasse ainda mais.
Com essa mudança mais uma nova linguagem cinematográfica surgiu, a animação. Em 1937, a Walt Disney lançou o primeiro longa de animação do começo ao fim (Branca de Neve e os Sete Anões) lançando assim animação como um novo gênero no cinema e com isso construindo um império ao longo dos anos seguintes. Mas nada seria igual o ano de 1939 considerado o ano de ouro do cinema tendo grandes produções e fazendo o cinema ter o seu ano de maior gloria até então com produções grandiosas como O Magico de OZ, E o Vento Levou, No Tempo das Diligências todos lançados em 1939.
Podemos falar também que depois que o som foi lançado no cinema, muita coisa mudou pelo falo de que agora os roteiristas tinham de criar diálogos narrativos para a história, isso antes não era necessário, fazendo com que muitos roteiristas despreparados para a tal mudança perdessem seus empregos. Outra coisa que chamou bastante a atenção era que agora os atores tinham que trabalhar mais a voz porque estava em evidência em todos os trabalhos realizados, por isso mais uma vez teve muitos atores que foram prejudicados pela mudança porque a voz não era boa, fazendo os estúdios procurarem atores na Broadway, já que eles eram preparados e tinham ótimas vozes.
Mas o cinema mundial também estava mostrando duas caras, na Alemanha na década de 30 estava produzindo mais ou menos 200 filmes por anos, até que o Hitler começou a ganhar notoriedade e em 1933 a indústria cinematográfica começou a ser controlada pelo Ministro da Propaganda, o que daquela hora em diante começou a surgiu uma onda de filmes sobre o nazismo. Já na Espanha, a indústria era controlada pelo estado, e na união soviética, os filmes eram cheios de dramas, adaptações literárias e acontecimentos históricos.
Um fato interessante é que foi em 1930 que surgiu o primeiro jornal diário sobre a indústria cinematográfica chamado The Hollywood Reporter. Que trazia todas as informações sobre o cinema. Mas como a crise estava presente em todos os lados a indústria também teve que se aperfeiçoar para não perder mais audiência. Já na Europa, especialmente na Alemanha que fez com que todos os judeus que estavam empregados na indústria fossem demitidos por causa do Nazismo, e com isso os estúdios de Hollywood também tivesse que demitir todos os judeus que estavam trabalhando em escritórios alemães.
Em 1934 devido as crises políticas não pararam aí e fizeram com que a Warner fechasse seu escritório de distribuição por causa das regras nazistas que foram implantadas. Já em 1935 houve a fusão da Twentieth Century Pictures e a Fox Film Coorporation se tornando a 20th Century Fox, sendo a Fox o primeiro estúdio em promover seus filmes em uma rádio em 1937.
Com o início da Segunda Guerra Mundial, as salas de cinema de cinemas na Inglaterra fossem fechadas por um tempo devido aos conflitos.
Características do cinema mudo;
O cinema mudo veio primeiramente para a audiência tomar gosto não só pelo cinema, mais pela mistura da emoção, da aventura, da comedia etc.
Durante as exibições dos filmes, tinha um pianista que tomava musicar de um repertorio próprio, mas que improvisava de acordo com as cenas.
Charles Chaplin foi o artista mais famoso na era do cinema mudo.
Para fazer efeitos especiais na era do cinema mudo, tinha que pegar ângulos específicos, juntar imagens e usar pintura matte (pinturas em vidro), mudando a perspectiva deixando o mais natural e real possível.
O beijo em 1929 foi o último totalmente mudo da era do cinema mudo produzido pela Warner, o que livrou o estúdio da falência e ajudou a indústria na grande depressão de 1930.
Curiosidade de Hollywood
Charles Chaplin foi um dos poucos atores que continuou a trabalhar em filmes mudos.
As tretas por trás das câmeras
Então pode até ser piada mais não é, Leonardo DiCaprio está solteiro novamente e a fofoca que está rolando nos bastidores e nos jornais de fofoca é por que a sua ex-namorada Camila Morrone logo após a moça completar 25 anos. O estranho disso tudo é que o ator está com 47 anos, nunca namorou publicamente uma mulher após ela completar 25 anos, nem mesmo Gisele Bündchen.
Filmes da década de 1920 para assistir;
Em Busca do Ouro – 1925
A General – 1926
O Cantor de Jazz – 1927
A Paixão de Joana D’Arc – 1928
A Caixa da Pandora – 1929
Filmes da década de 1930 para assistir;
1931
A Cadela
A alma do Lobo
A Nós a Liberdade
A Ópera dos Três Vinténs
Depois do Casamento
Drácula
1932
Adeus às Armas
Eu e Minha Pequena
Grand Hotel
O Fugitivo
O Vampiro
Tarzan, O Filho da Selva
1933
As Quatro Irmãs
Cavadoras de Ouro
King Kong
O Último Chá do General Yen
1934
Aconteceu Naquele Noite
Alegre Divorciada
Cleópatra
O Gato Preto
1935
O Delator
O Grande Motin
O Picolino
Os 39 Degraus
Um Sonho de Uma Noite de Verão
Uma Noite na Ópera
1936
A Dama da Camélias
Fogo do Outone
A Fúria
Meu Filho é Meu Rival
Um Dia no Campo
1937
A Grande Ilusão
Horizonte Perdido
Nasce uma Estrela
1938
A Dama Oculta
A Oitava-esposa de Barba Azul
1939
O Magico de OZ
A Regra do Jogo
Atire a Primeira Pedra
No Tempo das Diligências
Paraíso Infernal
1940
Fantasia
Jejum do Amor
O Grande Ditador
O Guarda
Rebecca, A Mulher Inesquecível
Por BEATRIS HOFFMANN