BRASÍLIA EM TODO LUGAR – Matéria 4

BRASÍLIA EM TODO LUGAR – Matéria 4

Mais espaço de comercialização

para nossos artesãos

 Foi inaugurada, no fim de abril e em parceria com a Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (Setur/DF), mais uma Loja do Artesanato de Brasília. Desta vez, na Asa Norte, no Boulevard Shopping. O novo ponto de venda vem ao encontro das políticas públicas desenvolvidas pela Setur/DF para aquecer e qualificar o setor, gerando mais emprego e renda ao proporcionar, aos artesãos e manualistas, locais para a comercialização dos seus produtos.

 A loja Artesanato de Brasília no Boulevard Shopping é um espaço democrático do segmento por dar oportunidade de exposição e comercialização a todos os artesãos cadastrados na Setur/DF, selecionados pela pasta mediante chamamento público. A cada três meses, é renovado um ciclo, que conta com 30 artesãos. Nesse período de 90 dias, eles utilizam o espaço da loja oferecido pelo shopping.

 Bem espaçosa, a loja situa-se no primeiro pavimento, perto do cinema, muito bem localizado, com grande circulação e do tamanho exato para abrigar ainda mais talentos do Artesanato e fomentar a economia criativa que é tão importante para o desenvolvimento econômico e o fortalecimento de Brasília como destino turístico.

Foto: Henrique Morais Setur/DF

 Além de lugares fixos, a Setur/DF vem disponibilizando outros espaços para a exposição de Artesanato e manualidades. O Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, recebeu a primeira edição da Rota do Artesanato entre os dias 5 e 6 de maio. A Rota é um projeto elaborado pela Setur/DF e ocorrerá uma vez por mês, até dezembro.

 Para o lançamento, 100 artistas foram selecionados por meio de edital público, sendo 50 artesãos e 50 manualistas, que puderam expor e vender suas peças. Os produtos comercializados contêm atributos culturais e naturais referentes a Brasília.

 Nesta primeira edição, os trabalhos foram expostos no Anexo do Buriti das 9h às 17h. De acordo com a Setur/DF, mais 700 trabalhadores serão beneficiados com o lançamento da Rota até o final do programa, ganhando espaço para a comercialização dos seus produtos.

 Os artesãos do DF também participaram de feiras a nível nacional, como foi o caso do 15º Salão do Artesanato – Raízes Brasileiras, que aconteceu entre 4 e 8 de maio na área externa do shopping Pátio Brasil, localizado no Plano Piloto. O evento é o primeiro do segmento em nível nacional após as medidas restritivas que tiveram de ser adotadas por conta da pandemia.

 Ao todo, 700 artesãos e artesãs vindos dos quatro cantos do país e ainda dois mestres-artesãos brasilienses, que participam do PAB demonstraram a grande diversidade do segmento. Vinte e quatro estados, mais o Distrito Federal, foram representados na programação da 15ª edição do evento, que pretendia movimentar cerca de 5 milhões de reais em negócios.

 Além do Salão do Artesanato, nossos artesãos participaram da 2ª Feira Nacional do Artesanato e das Flores. A feira contou com exposição de mais de 200 artesãos e manualistas, entre 11 e 15 de maio, no estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano (antiga Funarte), das 10h às 22h. Nossos mais de 30 estandes de flores contarão com plantas típicas do cerrado e outras que moram no coração do brasiliense, como orquídeas, samambaias e suculentas.

 Durante os quatro dias de evento, tivemos shows nacionais de Maurício Meirelles, Os Melhores do Mundo, Sandra de Sá, Jorge Vercíllo e Geraldo Azevedo. Além desses, a programação também contou com shows de 20 artistas locais, como Dani Machado, Makena e Alberto Salgado.

 Todos os nossos eventos de exposição e comercialização de Artesanato tiveram a entrada gratuita, facilitando o acesso ao público em geral.

Por SECRETARIA DE TURISMO GDF

Pular para o conteúdo