BRASÍLIA EM TODO LUGAR – Matéria 1

BRASÍLIA EM TODO LUGAR – Matéria 1

Rotas que integram os estados brasileiros

 Os Governos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e o do Distrito Federal lançaram nesta terça-feira, 26, a Rota Via Liberdade. A maior rota turística cultural do Brasil interliga – por meio de ações e programas estratégicos – os vários destinos turísticos contidos no percurso da BR-040 em mais de 1.179 quilômetros. A Via Liberdade integra as comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, além de promover destinos estratégicos das quatro regiões que estão ligadas pela via. A proposta também contempla o redescobrimento de destinos brasileiros por meio das belezas naturais ao longo do percurso e as atrações culturais que envolvem o patrimônio brasileiro.

 A Rota Via Liberdade conta com investimento de cerca de R$ 12 milhões para fomento e estruturação do turismo nas cidades envolvidas. Desse montante, mais de R$ 4 milhões foram destinados em acordo de cooperação firmado entre o Governo de Minas, a Fecomércio, Sesc e Senac para ações de capacitações, promoção, marketing turístico e intercâmbio cultural. Essa parceria irá fomentar o turismo das cidades envolvidas e, por consequência, o desenvolvimento territorial e econômico das regiões contempladas. O investimento total na Via Liberdade prevê também editais de cultura e turismo e investimentos em projetos nas autarquias estaduais envolvidas no projeto.

Via Liberdade: a maior rota turística do Brasil que integra três estados e o Distrito Federal é
lançada – Secretaria de Turismo – Fotos: Paulo Lacerda Secult/MG

 Outras rotas, como a Rota Sobre Rodas, lançada em março, também entram no circuito internacional. Brasília é sede do maior evento de motociclismo da América Latina, o Capital Moto Week, que tem inspirado outros eventos a escolher a capital brasileira como sua casa, como é o exemplo do Brasília Moto Festival (BMF).

 Em abril, a Capital Federal recebeu o BMF, que durou de 20 a 24 de abril, recebeu motociclistas e motoclubes de diversas regiões do Brasil. A programação musical contou com 24 bandas que se revezaram entre o Palco Principal e “Celeiro Bar”. Nomes como Haroldinho Mattos, Baú Revirado, Brazilian Blues Band, Solange, Bazar Band e Caça Níqueis tocaram no evento.

1ª Edição do Brasília Moto Festival chega a Brasília – Foto: Alex Amaral

 Ainda na criação de rotas, a Setur-DF lançou a ‘Rota Lago Oeste’. O miniguia foi elaborado pela Setur/DF em parceria com a Associação Viva Lago Oeste e 16 empresários da região. A Rota reúne opções para que moradores e visitantes possam vivenciar experiências únicas junto à natureza, conhecer atrativos, empreendimentos gastronômicos e desfrutar de momentos de descanso. Tudo isso a apenas 22km do centro de Brasília.

 O projeto iniciou-se em 2017, com a finalidade de divulgar esta rica região tão próxima do centro da capital. O potencial do núcleo rural do Lago Oeste chamou a atenção. Em 2019, a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur/DF), passou a caminhar junto aos moradores e empreendedores em prol da estruturação, qualificação e promoção do turismo local. Desde então, a região vem sendo mapeada e estudada. O resultado desse trabalho se deu com a criação do miniguia, que reúne os atrativos locais e passa a fazer parte da Coleção Rotas Brasília, da Setur/DF.

Rota Turística do Lago Oeste é lançada e ganha miniguia elaborado pela
Setur/DF. – Foto: Renato Braga – Setur/DF

Por SECRETARIA DE TURISMO GDF

Pular para o conteúdo