CINEMA – Barbie

CINEMA – Barbie

Revolução

Quão utópico seria um lugar cor de rosa, a casa perfeita, onde todos são felizes e todos os dias são incríveis. Essa é a casa da Barbie, onde as mulheres são predominantes e donas de si. Ocupam os cargos importantes de poder, são unidas e contentes. Como um sonho. Todas perfeitas. Impecáveis. Revolucionárias.

Tudo parece imutável e impertubavel até que a Barbie estereotipada começa a apresentar sinais de um corpo feminino real. Uma boneca não possui marcas, cicatrizes, gordura. É um brinquedo criado com uma imagem de mulher perfeita.

E a Barbie é o típico modelo a ser seguido pela mídia: alta, magra, loira, olhos caros e corpo esbelto. Algo que foi disseminado e empurrado para ser um padrão para as mulheres, anulando sua individualidade e excluindo as demais formas corporais.

Inconformada por perder a sua forma inabalável, a boneca mais famosa do mundo parte para o mundo real, em busca da mulher que está brincando com ela e fazendo com que ela não seja a Barbie esperada por todos.

Chegando lá, ela se depara com um mundo totalmente diferente do seu, dominado pelos homens, pelo machismo, pela dura realidade que as mulheres passam. Mas ela não vai sozinha, mas acompanhada pelo Ken, que deslumbrado pelas representações masculinas no mundo real, começa a ler sobre a história e o patriarcado, implementando essa doutrina no mundo perfeito da Barbie e é onde tudo começa a desabar.

Vendo o empoderamento ruir e suas amigas se tornarem submissas as vontades dos Kens, a Barbie se vê numa crise existencial, inconformada com a realidade e sua própria superficialidade. Mas conta com o apoio da adulta que brincava com ela e sua filha, que voltam com ela para o seu mundo, dispostas a virarem o jogo e mostrarem a força feminina mais uma vez, salvando suas amigas da lavagem cerebral ditada pelo patriarcado e retomando ao seu mundo, aceitando as coisas como elas são e se propondo a ser uma humana, com as virtudes e também os defeitos.

O filme Barbie está disponível no cinema; Lançamento: 2023; Gênero: Comédia/Drama; Duração: 1h 54 min; Classificação: 12 anos; Elenco: Margot Robbie, Ryan Gosling, Will Ferrell, America Ferrera, Emma Mackey, Simu Liu, Michael Cera.

Por CACÁ MATOS

Pular para o conteúdo