MOMENTO RESENHA – O mirante da montanha

MOMENTO RESENHA – O mirante da montanha

 

Resenha: O mirante da montanha é um romance bem conturbado de Fernando e Larissa, que desde a adolescência vivem um amor impossível. A história se passa na cidadezinha de Pedra Azul, cidade do interior que cresceu rapidamente, mas que ainda é um pequeno distrito. O mirante é palco do amor de Fernando e Larissa, cenário dessa história regada de amor e amizade, mas de sofrimento e preconceito também. Fernando é um jovem rapaz que vem de uma família simples, muito íntegra e correta, que sofre algumas perdas e passa por grandes sofrimentos, obrigando o jovem a amadurecer rápido e assumir o papel de provedor. Dessa forma, muda-se para a capital para estudar e buscar melhorias para sua família. Com isso, vê-se obrigado a amar à distância Larissa, uma menina de família rica, com uma mãe carrasca que só pensa na filha como investimento em um “bom casamento”. O autor retrata de forma magnífica a cidade, tanto que nos faz sentir como se estivéssemos lá. A linguagem utilizada por ele é incrível, nos faz vivenciar todos os sentimentos vividos pelos personagens inclusive seus conflitos e emoções indo além do romance açucarado. Ele traz temas extremamente importantes como a realidade enfrentada em muitos municípios brasileiros: a falta de alimentos e condições básicas de sobrevivência, limitação nos recursos na área da saúde, a luta por atendimento humanizado, o uso de animais para entretenimento, as precárias e degradantes condições a que são submetidos além de levantar questões como patriarcado, submissão, preconceito estrutural, morte e luto. É um livro riquíssimo, leve e espetacular. E com imensa gratidão, faço essa resenha.

Sinopse: “O Mirante da Montanha” conta a história de Fernando, um rapaz do interior que se vê obrigado a amadurecer cedo e se tornar o homem da casa depois de alguns acontecimentos trágicos em sua vida. Os caminhos o levaram a decidir se ficava na cidade natal, depois de conquistar o primeiro amor, ou se viajaria em busca de realização profissional em terras distantes. Ele vai trilhando seu caminho de conquistas, mas continua com o coração atrelado àquela cidadezinha e aquele amor inesquecível. Larissa sente-se impotente diante da intransigência da mãe autoritária e dominadora. Longe de seu grande amor, ela não tem muitas opções. Segue tentando organizar a vida, mas seu coração não encontra a paz desejada. Eles construíram sonhos que ficaram pelo caminho, mas apesar da distância e do tempo continuaram se amando. Essa forte ligação fez com que as experiências vividas jamais fossem esquecidas. Nos desacertos e surpresas da vida, Fernando e Larissa foram surpreendidos com um capricho do destino e terão de tomar a decisão de voltar no tempo ou seguir em frente.

Sobre o autor: Geraldo Rocha nasceu em Crixás-Goiás. Atualmente, divide sua residência entre Goiânia e Pirenópolis. Ganhador do prêmio literário HCR – Hugo de Carvalho Ramos (2022), já publicou os livros: O Mirante Da Montanha, Perfume De Lavanda e Chamas Da Maldade, pela editora Novo Século, além de participar das antologias Contos Da Pandemia, Contos de 22.  O Escritor Como Personagem, com a participação de renomados autores goianos. Para 2023 estão previstas as publicações de Irmãos Das Estrelas e Encruzilhadas, livro ganhador do prêmio HCR, e ainda episódios da série policial Jacke Douglas, exclusivamente no formato E-book. Geraldo Rocha é membro diretor da UBE-União Brasileira de Escritores-Goiás, da Academia Crixaense de Letras e da Academia Uruaçuense de Letras.

Por CARLA SANTIAGO

Pular para o conteúdo