VAI UM LIVRO AÍ? – Fundação

VAI UM LIVRO AÍ? – Fundação

LIVRO: Fundação

AUTOR: Isaac Asimov

 O ano é 11998, e já possível viajar entre as galáxias e habitar outros mundos.

 O poderoso Império comanda todo o Universo, mas se vê ameaçado por uma previsão de declínio e queda, e por consequência, um período de trinta mil anos de barbárie.

 O grande responsável por esses cálculos é o matemático e psico-historiador Hari Seldon, através dessa ciência que estuda as probabilidades de grandes crises a partir de eventos cíclicos acontecidos no passado, esse estudo prevê a ação e a reação da grande massa humana.

 Segundo Seldon, para que esse período sombrio seja reduzido para apenas mil anos de conflitos seria necessário criar uma Fundação, formada por estudiosos de várias áreas do conhecimento. Então eles criariam uma Enciclopédia Galática capaz de fornecer informações úteis para as novas gerações.

 O Império acaba concordando, mas envia Hari e toda sua equipe para os confins da Galáxia, para um planeta chamado Terminus. Isso a fim de manter o Psico-historiador longe.

 No segundo volume temos o Império já decadente à beira do fim.

 Há um grande salto na linha do tempo e crises são superadas com a ajuda de mensagens holográficas deixadas por Seldon. Mas a Psico-história não prevê atitudes de indivíduos, então o casal Bayta e Toran, na esperança de proteger todo o povo de Terminus, vão enfrentar figuras muito peculiares e perigosas.

 A grande reviravolta vem no final com a revelação de um grande segredo que foi mantido para salvar a Fundação.

 Um livro dinâmico de fácil entendimento, uma delícia de leitura.

Por PATRÍCIA SOUZA

Pular para o conteúdo