VAI UM LIVRO AÍ? – O Homem Duplicado

VAI UM LIVRO AÍ? – O Homem Duplicado

Livro: O Homem Duplicado
Autor: José Saramago

 Em O Homem Duplicado vamos acompanhar a história de Tertuliano Máximo Afonso, um nome todo excêntrico pra um sujeito bem sem graça e pacato. Ele é um professor de História e tem andado um pouco depressivo e entediado, o que preocupa seu colega de trabalho, o professor de Matemática, que procurando ajudar indica um filme, “Quem Porfia Mata Caça”, uma comédia bem mediana.

 A fim de acabar com o marasmo em que se encontra, Tertuliano vai até uma locadora e aluga o cassete. O filme não é lá grande coisa, mas o que o intriga é que um dos personagens secundários é interpretado por um cara idêntico a Tertuliano, uma cópia fiel do professor. Chocado com essa estranha coincidência sua vida vai virar uma busca paranoica e obsessiva.

 As semelhanças entre o ator e o professor são tão absurdas que levam Tertuliano a se questionar se de fato ele seria o próprio original ou se ele não passaria de uma cópia. Sua existência seria um erro? Haveria lugar para a realidade desses duplos? Até que ponto seria possível ser idêntico a outra pessoa? Essa imagem que ele vê refletida diante de si vai além do que ele pode ver?

 O final do livro é aberto a interpretações, mas é inteligentemente bem bolado e incrível.

Por PATRÍCIA SOUZA

Pular para o conteúdo