CINEMA – M3gan

CINEMA – M3gan

 

M3gan

 

Realidade?

A realidade e a virtualidade estão cada vez mais conectadas. O ser humano passa o dia todo online. Está cada vez mais envolvido com a tecnologia e praticamente não faz nada off-line.

Sempre com um celular, tablete, notebook por perto, o homem está sempre em frente às inovações tecnológicas: criaram máquinas, robôs, manipulam as mais diversas ferramentas. Entretanto, às vezes as conexões falham, a energia e luz caem e chega o desespero com a dependência que criou da internet.

Luz, água, energia são, sim, meios básicos e indispensáveis para o dia a dia. É possível desligar a TV, o celular, se desconectar das redes e apenas curtir o que está a sua volta. Ler um livro, curtir a natureza, a família, ir ao parque. Existem muitas coisas para se aproveitar longe da tecnologia e redes sociais.

Uma grande forma de entretenimento infantil são os brinquedos. É uma parte importante no desenvolvimento das crianças. Brincar envolve parte do aprendizado e expressão das emoções. E os brinquedos claramente também evoluíram com o passar dos anos, de simples exemplares de modelos de madeira, plástico e ferro, como carrinhos, bola, blocos, para brinquedos tecnológicos que levam pilha, bateria e ferramentas cada vez mais avançadas.

O filme Megan mostra de uma forma assustadora como um brinquedo pode simular a realidade ou mesmo se parecer com uma pessoa. Um protótipo que fala enxerga se mexe sozinho, com vontade própria. Uma boneca de verdade pode ser um brinquedo muito interessante ao primeiro contato, brincar e distrair uma criança por horas, mas depois?

Um brinquedo tem, sim, sua importância, mas não substitui o papel materno, fraterno ou familiar. Não se pode brincar o dia todo com ele, é preciso deixá-lo um pouco de lado, fazer outras coisas.

Entretanto, o plano acabou dando errado e inteligência artificial tomou um caminho contrário e perigoso, provando ao homem que a tecnologia tem seu lado ruim e perverso. Coisas são substituíveis, quebram, amassam, se tornam obsoletas, as pessoas não.

É importante o uso da tecnologia, de forma que possa auxiliar e facilitar alguns mecanismos do cotidiano é claro, todavia, o ser humano deve estar muito atento para não se tornar um refém da própria criação.

O filme Megan está disponível para assinatura no NOW ou no Apple TV, Google Play Movíeis, Amazon Video. Lançamento: 2023; Duração: 1h 42 minutos; Classificação: 14 anos; Gênero: Terror/Ficção. Elenco: Allison Williams, Violet Mcgraw, Gerard Johnstone, Jen Brown, Ronny Chieng, Brian Jordan Álvarez, Amy Usherwood, StephaneGarneau, Amie Donald, Jenna Davis.

 

Por CACÁ MATOS

Pular para o conteúdo