MOMENTO RESENHA – Honra ao Mérito: A jornada de Hanns Engels

MOMENTO RESENHA – Honra ao Mérito: A jornada de Hanns Engels

 

Resenha: “Honra ao Mérito: A jornada de Hanns Engels” nos conta a história do soldado Hanns Engels, que após a perda trágica da esposa, se junta ao exército alemão, em pleno período da Segunda Guerra Mundial, pensando que estaria ajudando sua nação e honrando a memória da esposa com bravura e orgulho alimentado pelo seu nacionalismo. Entretanto, ao longo dessa jornada, Hanns começa a questionar se está do lado certo da batalha. Será que Hanns poderá ver consequências por suas indagações? Ou Hanns conseguirá salvar e se salvar para além da vida, salvar-se como ser humano? Somente lendo para saber. Que livro é esse? Estou em êxtase em trazê-lo aqui para vocês! Falar dele vai muito mais do que resenhar ou opinar sobre ele, falar dele é um baú de reflexões e sentimentos. É falar e sentir sobre justiça honra e companheirismo, perceber nossa capacidade de sermos humanos mesmo quando estamos imersos em dualidades impostas ou das quais somos “treinados ou moldados” a acreditar e lutar; principalmente por ideias que não são nossas, mas que tomamos para nós. Uma história lindíssima, muito bem conduzida, com uma riqueza espetacular de detalhes dos treinamentos e combates, dos ambientes e de todo o contexto histórico.

Sinopse: “Será que todas as pessoas favoráveis a Hitler e ao nazismo eram maléficas, ou insanas?” Em Honra ao Mérito – A Jornada de Hanns Engels, o leitor é convidado a tirar suas próprias conclusões sobre esse e outros questionamentos relacionados aos pensamentos do povo alemão durante a 2ª Guerra Mundial. O livro conta a história de Hanns Engels, um Snipes alemão que ingressa na guerra com a intenção de defender o seu país no campo de batalha, mas acaba confrontado com situações capazes de abalar suas convicções. Em meio a esse cenário, Hanns tentará descobrir quem são seus reais aliados, assim como os verdadeiros inimigos, em uma jornada que o fará redescobrir o conceito de Honra ao Mérito.

Sobre o autor: Natural de Recife, Edimilson mudou-se para Belo Horizonte em 2015, aos 16 anos, quando ingressou no curso de Engenharia Química na Universidade Federal de Minas Gerais. Em janeiro de 2017, ele teve a ideia de escrever um livro que abordasse “o outro lado” da 2ª Guerra Mundial, ilustrando os pensamentos de um jovem sniper alemão, que acaba sendo iludido pela brilhante retórica de Adolf Hitler. Em abril de 2020, a escrita do livro foi finalizada, marcando a concretização de um sonho de longa data do autor.

Por CARLA SANTIAGO

Pular para o conteúdo