MOMENTO RESENHA – O Inquilino Palhaço e outros contos

MOMENTO RESENHA – O Inquilino Palhaço e outros contos

 

Resenha: Começo dizendo que esse livro é daqueles que faz você vivenciar o que os personagens sentem e como sentem, e como a Geovania colocou na dedicatória que ela fez para mim “são sentimentos avulsos paralisados no papel”. Os contos são das mais variadas temáticas, entretanto extremamente reflexivos; são situações que abordam como as ações tomadas geram consequências que perduram por toda a vida, lembrando que sempre há tempo para viver ou “consertar” algo, basta estar disposto, e realmente querer, nos fazendo pensar como vivemos cada instante de nossas vidas, como nossas atitudes podem ser destrutivas ou edificantes (para nós mesmos e para os outros que nos cercam!). Ele é sensível, carregado de um pouco de drama, traz muitos ensinamentos e com certeza nos toca na alma. Um livro simplesmente lindo, premiado e muito bem escrito “O inquilino palhaço e outros contos”, da autora Geovania Freitas, lançado pela Editora Viseu, é um livro de contos, ganhador do prêmio da Academia Pernambucana de Letras (APL) 2018.

Sinopse: O livro traz 18 contos de temas diferentes como: amor, paixão, sonhos, perdas, superação, depressão, humor e as difíceis relações humanas e seus embates entre homens, mulheres e o tempo. São contos inspirados na vida e na morte, mas sem o desgaste piegas da narrativa, como “O Diretor de Cinema”, “O Divórcio Emporcalhado”, “O Gato, O Rato e a Chuva”, “Conto Depressivo”, “Abelhão e as Flores”, “Helibéria, a Tristeza em Pessoa” e ainda um conto originalmente escrito em francês “L’Ange Raphaël”. A autora Geovania Freitas é advogada, pós-graduada em Direito Processual Civil, oficial de Justiça Avaliadora do Tribunal Regional do Trabalho da 6ª Região e poeta de coração. Dedica-se aos versos e romances desde a adolescência, há mais de 10 anos.

 Em 2006, resolveu tornar públicas as suas poesias no livro “Noites Claras”, que pode ser encontrado nas melhores livrarias do país. Em 2007, publicou o romance regional “Pernambucana”, vencedor do prêmio Dulce Chacon da Academia Pernambucana de Letras. Em 2019, lançou seu quarto livro “O Inquilino Palhaço e Outros contos”, premiado pela Academia Pernambucana de Letras no mês de fevereiro de 2019 na categoria melhor livro de autoria de escritora nordestina. É membro da Academia de Letras do Brasil desde 2015.

Por CARLA SANTIAGO

Pular para o conteúdo