O MUNDO DA FANTASIA – O legado de O senhor dos Anéis para a fantasia

O MUNDO DA FANTASIA – O legado de O senhor dos Anéis para a fantasia

O Senhor dos Anéis os ANÉIS DO PODER — Foto Divulgação

 A estreia de “Os anéis de poder” está marcada para 02 de setembro, trazendo todas as expectavas dos leitores e expectadores de O senhor dos anéis ao nível das montanhas mais altas da terra média e ao mesmo tempo aquele receio de ser enterrado pelo gelo das Montanhas Nebulosas, porém toda história recontada e readaptada tem esse desafio em manter o material fiel ao original e ao mesmo tempo mostrar algo surpreendentes que apenas as adaptações podem mostrar.

 Anteriormente, já foram produzidas adaptações do clássico de fantasia, baseados no livro O senhor dos anéis, dentre elas, podemos citar:

 O filme animado “O senhor dos anéis” de 1978 (cujo acontecimentos se estendem até a metade de as duas torres);

 Sua continuação filme “O retorno do rei” de 1980 (que conclui as passagens de As duas torres e finaliza com os acontecimentos do último livro, de onde recebe o título);

 O esquecido filme soviético de 1991 intitulada “A sociedade do anel” (e que pode ser vista no youtube)

O filme soviético de 1991 intitulada “A sociedade do anel” — Foto Divulgação

 Certamente a adaptação que vêm a nossa mente a trilogia de Peter Jackson, que adaptou para o cinema “O Senhor dos Anéis” que que comemorou 20 anos de sua estreia em 2021, seguida da versão para cinema de O Hobbit (2012), cujo livro que precede os acontecimentos de SdA em sessenta anos.

 Muito antes das adaptações, o legado de J.R.R.Tolkien no universo literário é expressivo: considerado o “Pai” da fantasia moderna, e suas obras são caracterizadas pela complexidade: uma construção de mundo sólida e crível, habitada por criaturas de diferentes raças, com sistema político e religioso. Tolkien e seu sucesso na publicação de sua obra abriu precedentes para que escritores do mesmo gênero pudesse publicar suas obras, abrindo espaço no mercado editorial para obras de fantasia. Alguns desconhecem que o autor de “Crônicas de Narnia”, o autor C.S.Lewis era amigo pessoal do escritor.

 Em tempos posteriores, sendo reinventado por outros escritores que se recusam a utilizar a jornada dos heróis e o maniqueísmo muito visível em obras de fantasia, o gênero foi apresentado em outras nuanças, mais frias e realidades por G.R.R. Martin, que tenta visivelmente se afastar das influências do Pai da fantasia.

D&D já teve vários jogos lançados ao longo dos anos — Foto DivulgaçãoWizards

 Outra influência do autor de O senhor dos anéis foi a influência nos jogos de RPG (role-playing game). Denominado Dungeons & Dragons, o jogo tem um universo vasto, cheio de criaturas e raças, o que reflete a influência do escritor.

 Depois de J.K. Rowling e sua saga infanto juvenil Harry Potter, Rick Riordan e sua Saga Percy Jackson, o gênero da fantasia cresceu e influenciou principalmente os leitores adolescentes, muito destes que cresceram e se tornaram escritores de fantasia (como a escritora que aqui lhes fala).

O Senhor dos Anéis os ANÉIS DO PODER — Foto: Divulgação

 Talvez Tolkien nunca pensaria que suas obras gerariam tantas influências, em áreas tão diversas. E em 2022, uma nova adaptação chega aos fãs e aos novos expectadores: Os anéis de Poder, onde os meandros contados nos Apêndices da obra podem gerar intepretações ricas dos acontecimentos da Segunda Era da história da Terra-Média. A expectativa é lendas e personagens importantes que se encontram em outros livros do universo Tolkieniano possam aparecer no seriado.

O Senhor dos Anéis os ANÉIS DO PODER — Foto Divulgação

 Porém, o mais importante de tudo que conversamos é: qual o legado que essa nova adaptação deixará? Quais novos autores serão inspirados por essa nova adaptação?

 Mais do que uma obra que persiste no tempo e no imaginário, livros são legados de inspiração, que fazem a chama da criatividade nascer em novos autores, perpetuando assim, que a fantasia nunca se acabe.

O Senhor dos Anéis os ANÉIS DO PODER — Foto Divulgação

Por JOSI GUERREIRO

Pular para o conteúdo