RAÍZES DE MOÇAMBIQUE – Entrevista com Zainadine Nauaga

RAÍZES DE MOÇAMBIQUE – Entrevista com Zainadine Nauaga

Chabir Tadeu

Chabir Tadeu CT, nascido no dia aos 3 de dezembro de 1999, na cidade Quelimane ” Moçambique” tornou-se Escritor contista e poeta, e é estudante de licenciatura em agropecuária.”Tudo tem um propósito”.

Entrevista feita pelo Chabir Tadeu com o convidado Poeta e Radialista Zainadine Nauaga.

 

 

Zainadine Nauaga:

Zainadine Nauaga é um Poeta, Ativista Social, Radialista e estudante Universitário. Membro de várias plataformas de Ativismo Social, Presidente da Associação dos estudante na Universidade onde frequenta, empenhado num futuro melhor das crianças e adolescentes, simpático e carismático.

 

 ENTREVISTA                                   

 

1- Chabir Tadeu: Me fale um pouco, quem é o Zainadine Nauaga?

Zainadine Nauaga: Zainadine Nauaga é um Poeta, Ativista Social, Radialista e estudante Universitário. Membro de várias plataformas de Ativismo Social, Presidente da Associação dos estudantes na Universidade onde frequenta, empenhado num futuro melhor das crianças e adolescentes, simpático e carismático.

 

2- Chabir Tadeu: Como você começou a sua carreira como poeta?

Zainadine Nauaga: No ano de 2015, havia um Poeta cá em Quelimane, eu admirava-o bastante e sempre quis seguir os seus trilhos, declamava os seus poemas perfeitamente, daí nasce a paixão pela poesia, no ano de 2019 escrevi o meu primeiro texto poético e desenvolvi a escrita em 2020, daí, que gravei o meu primeiro poema.

 

3- Chabir Tadeu:  Quais são suas principais influências poéticas e como elas afetam o seu trabalho?

Zainadine Nauaga: Neste momento, não tenho nenhuma inspiração senão a mim mesmo.

 

4- Chabir Tadeu: Como você descreveria o seu estilo poético e como ele evoluiu(caso tenha evoluído) ao longo do tempo?

Zainadine Nauaga: Tive uma grande evolução e uma grande luta para poder me encontrar como poeta, antes, eu seguia vários poetas e ficava com a forma de declamar por conta da admiração, percebi que admirava demais e devia parar completamente e focar-me apenas em mim, daí aos poucos, ganhei o meu estilo.

 

 5- Chabir Tadeu: Quais são os temas e assuntos que você gosta de explorar em suas poesias? E como eles refletem sua visão de mundo?

Zainadine Nauaga: Intervenção social, como o meu próprio Slogan diz: A poesia será uma disciplina na história. O objetivo é educar a partir da poesia.

 

6- Chabir Tadeu: Com os seus temas de intervenção social, já conseguiu mudar de alguma forma a visão da sociedade?

Zainadine Nauaga: Quando escrevo, escrevo com o pensamento de puder mudar alguma coisa dentro da nossa própria sociedade, acredito que têm mudado. Sempre!

 

7- Chabir Tadeu: Como você lida com as críticas e o feedback (positivos e negativos) sobre o seu trabalho?

Zainadine Nauaga: Quando o artista lança um trabalho deve esperar todo o tipo de reação, dentre elas as criticas(positivas e negativas). Recebo sempre como um aprendizado.

 

8- Chabir Tadeu: Você acha que a poesia pode ser uma forma de expressão e resistência em sociedades opressivas ou desiguais?

Zainadine Nauaga: Sim, sempre! Como mesmo acima dizia,”A poesia será uma disciplina na história.”

 

9- Chabir Tadeu: Como você se prepara para declamar suas poesias em público e como lida com o nervosismo ou a pressão no momento?

Zainadine Nauaga: Quando acreditamos em nosso potencial, nada nos pode parar. Eu acredito em mim, pois, não tenho tido nervosismo…

 

10- Chabir Tadeu: Quais são seus planos e projetos futuros como poeta e declamador?

Zainadine Nauaga: Transformar este mundo para um mundo melhor com a poesia, que as escolas  adotem como disciplina a poesia.

 

11- Chabir Tadeu: Pra encerrar. Deixe uma mensagem para os amantes da poesia e para os que desejam trilhar no mesmo caminho.

Zainadine Nauaga: Sonhar, acreditar, persistir e nunca desistir!

Por CHABIR TADEU

Pular para o conteúdo