VIDA DE AUTOR – Apoio digital ao Autor Nacional

VIDA DE AUTOR – Apoio digital ao Autor Nacional

Na primeira matéria de 2024 falamos sobre como aproveitar as feiras literárias para conhecer as editoras, conhecer seus leitores e aproveitar as oportunidades oferecidas por cada evento. Na segunda matéria deste ano veremos quais são as páginas digitais que auxiliam, incentivam e apoiam a literatura nacional e os novos autores a encontrar leitores. Me acompanhem. Vamos desvendar os mistérios dos bastidores da escrita nacional juntos!

 

Apoio digital ao Autor Nacional

 

Você já assistiu a uma live literária? Participa de grupos de autores e leitores pelo watts? Ou segue um canal de vídeos sobre literatura na web? Se você respondeu não para todas essas perguntas, então você está perdendo grandes oportunidades para alavancar sua carreira como Autor Nacional. Pode até parecer besteira, mas é a pura verdade. Isso não quer dizer que você precisa parar de ir em feiras e encontros literários e focar somente no digital. O que digo para vocês é que com o advento da internet e especificamente das redes sociais o autor nacional ganhou uma nova frente para entrar em contato com seus futuros leitores e assim ser conhecido cada vez mais no mundo da literatura brasileira. Resumindo, não deixe de ir às feiras literárias, nem deixe de estar presente na internet e nas redes sociais. O negócio aqui é conhecer, conversar e prospectar para ambas as formas, tanto a física como a digital.

Então se ganhamos mais essa oportunidade, porque não utilizar a nosso favor?

É exatamente isso que muitos autores nacionais estão fazendo. E isso não significa que você precisa ser um influenciador digital para vender seus livros, mas você precisa estar presente, comentar, conversar, conhecer novas pessoas, novos autores, se ajudar, unir forças com grupos literários, participar de lives coletivas. É igual quando você começa uma nova amizade, você conversa, compartilha ideias, divulga o que faz, ajuda. A premissa é a mesma. E a importância também, manter um bom relacionamento nas redes e assim mostrar ao mundo digital o que você faz.

Por um longo tempo eu achei que não funcionava. Que apenas quem fazia tráfego pago na internet tinha chance de conseguir algo positivo.

Que bom que eu resolvi testar e vi logo de início que tem tanta oportunidade na web como em feiras literárias.

Hoje posso dizer que ajudo e sou ajudada. Divulgo e sou divulgada. Vendo meus livros, os livros dos meus colegas literários e meus colegas literários vendem os livros deles e os meus.

De forma natural, sem forçar nada.

E nessa jornada, confesso que fiz tantos amigos, amigas e amigos fantásticos pelo caminho. Só tenho a agradecer por ter encarado o desafio das redes sociais. Então se você tem receio de se aventurar no mundo digital, não fique assim. Se jogue e descubra o que as redes sociais podem lhe oferecer de bom para sua carreira como Autor Nacional.

Para auxiliar vocês nessa jornada ou mesmo aprimorar seus contatos e oportunidades segue abaixo algumas páginas que posso indicar para vocês:

 

@the_wolf_bard e @revista_thebard – Acompanhe as matérias e colunas, participe das campanhas, divulgação de autores pela vitrine da revista e das postagens interativas semanais.

@mulheres.e.poesias – participe dos desafios de escrita e das lives.

@culturamilanesa – participe das lives, divulgação, lançamentos e do microfone aberto às quartas-feiras às 20hs.

@somosilegais – venham curtir as produções do coletivo de autores e os desafios literários.

@achadosclube – lives semanais com divulgação de autores nacionais e entrevistas.

@geração.literaria – Divulgação, entrevistas, venda dos livros, lançamentos, lives e leitura de trechos de autores nacionais.

@autoresal – lançamentos de coletâneas e desafios semanais de escrita aberto a todos.

@clubedeautores – Venda de livros sem custo para os autores independentes.

@florescaentrelivros – Incentivo à leitura por meio de Aplicação pessoal das indicações

@shotdaspalavras – Incentivo a leitura e apoio aos escritores brasileiros.

@pati.blog.br – Bienal, TV, workshops e eventos exclusivos para autores nacionais.

@sileitora – Desde 2020 inspirando leitores e apoiando autores.

@mundoleitura_pedag – Pequenas resenhas e grandes histórias.

@livros_do_vitao – Divulgando autores com muita dedicação.

@livronewsnoinsta – Ponto de encontro para quem faz livros, e para quem gosta de ler.

 

A lista é grande e essas são só as que eu conheço, imagine se cada leitor dessa revista compartilhasse. A lista ficaria gigantesca e as oportunidades também. Se você tem uma página que ainda não está aqui na lista, envie para mim o nome pelas redes sociais.

Vendo todas essas opções, digo a você leitor, a você escritor… Aproveite! Conheça cada página, converse com pessoas, conheça escritores, editoras, leitores e interaja. Essa é a palavra da vez, interaja.

E aí? Gostaram das dicas?

Na próxima matéria podemos continuar falando mais sobre a vida de autor.

Aguardo vocês na nossa próxima edição!

Por LILIAN STOCCO

Pular para o conteúdo